Doñana espera libertar cerca de 32 linces este ano

Lince-ibérico a correr

Os nascimentos dos cinco primeiros linces este ano no centro de reprodução em cativeiro do lince ibérico de El Acebuche, em Doñana fez com que o Governo Andaluz mantivesse a expectativa de que este ano podem libertar até 32 animais à vida selvagem . De acordo relatos de fontes do Governo da Andaluzia e do programa de cria de Doñana para a época de reprodução atual, o objetivo é estabelecer 18 casais, e com base em parâmetros reprodutivos registados no programa em campanhas anteriores, obter aproximadamente entre 14 a 32 animais preparados para serem libertados no meio selvagem.

Até agora, os casais estabelecidos “respondem a um cuidado manuseamento genético com o objetivo de garantir uma maior diversidade e variabilidade genética nos nascimentos resultantes, e terão acasalado até à data, 6 casais do conjunto dos 18 estabelecidos.”

Enquanto isso, as últimas quatro crias de lince ibérico que nasceram no centro de El Acebuche, Doñana, encontram-se perfeitamente e a sua mãe, Brisa está em excelentes condições, uma vez que recuperou de um parto com duração de quase duas horas.

O centro confirmou que, desde o nascimento, a mãe, uma fêmea de 9 anos chamada Brisa está a cuidar bem das crias, depois de ter algumas dúvidas com a quarta, estas só foram atribuídas à fadiga da mãe após os três primeiros nascimentos.

No entanto, as mesmas fontes indicaram que “ainda estamos num período muito crítico das crias, as suas primeiras horas de vida, no qual se tem de intensificar o cuidado.

Com este nascimento agora são cinco crias nascidas este ano em Doñana, após quatro semanas do parto de Adelfa, o primeiro desta temporada.

Fonte: Projecto Lynx

 

,