Primeira colheita de embriões realizada com sucesso no CNRLI

Lince-ibérico - Azahar

Azahar chegou ao Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI) em 2009 com seis anos e duas temporadas reprodutivas consecutivas sem atingir qualquer gestação noutros centros de reprodução do Programa de Conservação Ex-situ do Lince-ibérico, de que foi uma das fundadoras. Após mais duas épocas reprodutoras com gravidezes sem sucesso, considerou-se ser provável que sofresse de disfunção uterina incompatível com a reprodução natural. Assim sendo, resolveu o Programa retirar Azahar do plantel reprodutor.

Uma vez que esta fêmea pode vir a ser exposta ao público noutra instituição, optou-se por castrar Azahar. Por ser uma fêmea fundadora do Programa, decidiu-se dar-lhe uma última oportunidade reprodutiva – foi emparelhada com Foco – e tentar a recolha dos embriões produzidos naturalmente no processo de castração. A esterilização aconteceu no dia 1 de fevereiro, tendo sido depois recolhidos três embriões que foram congelados em azoto líquido (-196ºC) e transportados para o Banco de Recursos Biológicos do Museu Nacional de Ciências Naturais em Madrid (Espanha), onde foram armazenados.

Estes embriões podem agora ser descongelados e transferidos para uma fêmea de lince recetora, esperando-se que estes se implantem, se desenvolvam e resultem em animais saudáveis. Com esta técnica foi possível preservar a informação genética de Azahar, e manter a esperança de obter crias que continuem a propagação da sua linha genética e desta espécie criticamente em perigo de extinção.

Fonte: Portal ICNF

 

,