Como resultado do trabalho desenvolvido por conservacionistas Romenos, uma grande parte do corredor ecológico de Zarand, na Transilvânia (Roménia), será protegida enquanto parte integrante da Rede Natura 2000 da União Europeia.
Mais conhecida pelas histórias de vampiros, a Roménia é na verdade dos poucos países europeus que ainda detém uma grande diversidade florística e faunística, albergando populações chave de grandes carnívoros, incluindo cerca de 40% dos ursos-europeus (Ursus arctos arctos), pelo que consiste numa área chave para a conservação destas espécies.
O corredor ecológico de Zarand desempenha um papel crucial na conservação destes carismáticos animais, pois ao estabelecer ligação entre as regiões Sul e Ocidental das Montanhas Carpathian permite a dispersão de lobos, ursos, linces e outros animais por entre as duas cadeias montanhosas.
Contudo, devido à recente alteração das práticas agrícolas (seculares) tradicionais, como resultado do progresso e mudança da agricultura de pequena escala, o corredor de Zarand ficou sob crescente ameaça. Como tal, a designação de sítios da Rede Natura 2000 dentro da área do corredor representa um importante passo na conservação desta paisagem em risco.
Apesar de antever grandes desafios na elaboração conjunta do plano de gestão de conservação, Anca Serban, do Conservation Leadership Programme pela Fauna & Flora Internacional (FFI), considera esta medida crucial para salvar esta paisagem pitoresca.
A FFI tem vindo a apoiar a Associação Zarand (ONG local) no estabelecimento do plano de gestão do sítio e no desenvolvimento mento de programas de conservação junto das comunidades, envolvendo as populações locais na gestão dos recursos naturais, enquanto procuram identificar um conjunto de incentivos que permita atingir os objetivos comuns de conservação da biodiversidade e melhoria dos meios de subsistência rural.
Fonte: Fauna & Flora International