O conselheiro do meio ambiente da Andaluzia, José Juan Diaz Trillo, relatou que os censos anuais de lince-ibérico efectuados em 2011 registaram uma população de 298 exemplares de lince-ibérico na região autónoma, triplicando o seu número nos últimos nove anos através de projectos de conservação implementados em Espanha e aprovados pela União Europeia, como os dos LIFE Lince.
O censo na Andaluzia representa um aumento de 10% em relação ao ano passado (275 linces) em toda a comunidade autónoma e de 217% em relação aos 94 exemplares em 2002, confirmando assim a tendência geral da recuperação deste felino nos últimos anos.
A área total de distribuição da espécie cresceu para 861Km2 (o valor estimado em 2010 foi de 709km2). No entanto, este ano não foram incluídos ainda os dados da área de distribuição da nova população de Guadalmellato (Córdoba), criada através da reintrodução de três casais da Serra Morena e uma fêmea de Doñana, um passo importante na ligação natural entre populações, fundamental para o futuro da espécie.
Fonte: Junta de Andalucía