Abatido lobo alvo de investigação científica nos Picos de Europa

Lobo-ibérico - Rafael Marchante

Um lobo-ibérico que estava a ser monitorizado, no âmbito de uma investigação científica, foi abatido no Parque Nacional dos Picos de Europa, em Espanha, em caçadas autorizadas pela área protegida. No dia 1 de agosto, a direção do Parque Nacional dos Picos de Europa adoptou uma medida que autoriza os guardas da área protegida a fazerem duas caçadas anuais e a abater seis lobos, para controlar a população destes animais. Isto levou ao acontecimento do dia 21 de agosto.

Após uma caçada, os guardas do parque inspecionaram os cadáveres dos animais e identificaram Marley, um lobo bem conhecido pelos cientistas. Há dois anos Marley tinha sido marcado com um colar transmissor, cuja bateria entretanto terminou, para os investigadores conseguirem seguir a sua posição por satélite, o que representou um investimento de 125.000 euros.

A caçada ao lobo foi justificada pelo parque com a “evolução dos danos causados ao gado” dentro no parque. Porém, a Associação para a Conservação e Estudo do Lobo Ibérico reclama que o parque ainda não quantificou os tais danos ou publicou quaisquer dados sobre a população de lobos. “É bizarro e grotesco abater seis lobos num parque nacional, depois de ter usado dinheiros públicos para estudá-los”, disse Alberto Fernández.

Fonte: Público

 

,