Biólogos de vários centros de investigação no País Basco acreditam que o visão-americano pode ser erradicado de Espanha

Visão-americano - Neovison vison

O visão-americano é uma espécie exótica invasora que está a colonizar um número significativo dos rio espanhóis, onde compete com o visão-europeu, uma espécie autóctone em perigo de extinção.

O Instituto Basco para a Investigação e Desenvolvimento Agrícolas, Neiker-Recnalia, tem colaborado com investigadores de outros centro no País Basco de forma a avaliar a viabilidade biológica e económica do controlo e erradicação do visão-americano. De acordo com os resultados preliminares, publicados recentemente em revistas científicas de prestígio internacionais, é possível eliminar esta espécie invasora do território, com o custo estimado de perto de 5,6 milhões de euros, menos do que o estimado para a conservação de outras espécies da nossa fauna.

A investigação foi realizada por biólogos da empresa de estudos ambientais Icarus e pelo Órgão Público para a Gestão Ambiental no País Basco (Ihobe), a Sociedade de Ciência Aranzadi e do Instituto Basco para a Investigação e Desenvolvimento Agrícolas, Neiker Tecnalia. O trabalho de campo foi realizado na bacia do rio Butrón, na província Basca de Viscaia, onde 31 visões-americanos foram capturados, usando mais de 2200 armadilhas distribuídas por vários segmentos deste rio. No fim do estudo, o custo máximo estimado para a captura de cada animal foi inferior a 1450 euros. Baseando-se nestes resultados, os cientistas calcularam que a eliminação da totalidade da população de visão-americano da bacia o rio Butrón implicaria um gasto de cerca de 175 mil euros.

Esta experiência no rio de Viscaia serviu depois para extrapolar a análise para a totalidade do território espanhol . Neste caso, os investigadores da Icarus, do Ihobe e do Neiker-Ternalia estimaram a área de distribuição no Estado e realizaram um estudo da viabilidade da erradicação desta espécie invasora, bem como o financiamento necessário para esta operação. A análise concluíu que, na melhor das hipóteses, o objectivo de erradicação é possível com um custo total estimado que varia entre um mínimo 1,6 milhões de euros e um máximo de 5,6 milhões de euros.

Os investigadores realçaram que, na pior das hipóteses, a erradicação do visão-americano da sua área de distribuição conhecida na Península Ibérica custaria aproximadamente 11 milhões de euros, provavelmente menos se o trabalho de campo for bem planeado. De forma a compreender a verdadeira magnitude destes números, é necessário compará-los com outros custos estimados para a conservação da Biodiversidade em Espanha. Por exemplo, as iniciativas no âmbito do Programa LIFE para preservar o lince-ibérico custam mais de 26 milhões de euros, enquanto as medidas de conservação da águia-imperial totalizam um gasto de 9 milhões de euros.

Baseados nestes estudos, o Neiker-Tecnalia considera viáveis os programas de controlo e erradicação do visão-americano, um predador cuja presença nos rios espanhóis, ficou a dever-se inicialmente a episódios repetidos de fuga de animais de quintas que reproduzem animais da espécie para obtenção da sua pelagem.

Fonte: Basque Research

 

,