O governo Inglês está prestes a permitir o abate de milhares de texugos em Inglaterra para limitar a tuberculose bovina (TB) do gado. No entanto, várias instituições têm alertado para o facto de vários aspetos do plano do governo não serem apoiados pela ciência. A TB custa ao tesouro público do Reino Unido cerca de 100 milhões de libras por ano. Por esta razão, o Departamento de Assuntos Meio Ambiente, Alimentos e Questões Rurais (DEFRA) desenvolveu um plano que permitirá dois abates-piloto este ano em áreas de cerca de 150 quilómetros quadrados cada. Se estes forem considerados um sucesso, este abate poderá ocorrer em mais 10 áreas por ano, até um máximo de cerca de 40.
A Randomised Badger Culling Trial (RBCT) descobriu que se pode reduzir a incidência da TB, desde que em grandes áreas seja feito um abate a uma grande proporção de texugos sendo estes mortos de forma praticamente simultânea (num período máximo de 10 dias), e que este abate seja mantido durante pelo menos quatro anos. Sem esse rigor, estes abates, podem ter o efeito contrário e aumentar a propagação de doenças, porque perturbam as populações de texugos, fazendo-os movimentar-se mais e infetando assim novas quintas.
O método proposto pelo governo é uma opção muito mais barata que consiste no abate por pessoas treinadas, por um período que poderá ir até 6 semanas. “Os cientistas confirmam que a proposta do governo poderá espalhar mais a TB no gado se os agricultores não tiverem sucesso efetivo no abate“, disse a secretária do Meio Ambiente, Mary Creagh. Por outro lado, a Natural England adverte que se os agricultores receberem esta proposta com entusiasmo, poderá haver um impacto substancial sobre as populações de texugos, que se estima que possam atingir um total de cerca de 90.000 a 130.000 texugos.
Apesar de ser improvável que a sobrevivência do texugo a nível nacional fique comprometida por este abate, o desaparecimento local desta espécie em algumas áreas não pode ser descartado se o abate for realizado em grande escala. A Humane Society International adverte que o governo está a violar a Convenção de Berna da União Europeia relativa à proteção dos animais selvagens.
Fonte: BBC News