Os resultados das campanhas de controlo e erradicação do visão-americano e estudo das populações de visão-europeu em La Rioja foram apresentados recentemente.
Levadas a cabo na primavera no outono, as campanhas revelam que o visão- americano continua a sua perigosa expansão pelos rios de La Rioja, tendo sido capturados 17 indivíduos. A situação mais preocupante é a dos rios Najerilla e Ebro na Rioja Alta, que se converteram nas suas duas principais vias de entrada em La Rioja.
No troço baixo do Najerilla, embora na primavera se tivesse detetado a presença de 5 visões-europeus, no outono não foi capturado nenhum animal desta espécie, tendo sido apanhados 15 visão-americanos no conjunto das duas campanhas.
Por outro lado, verificou-se que o visão-europeu ainda está presente no Ebro, mas o número de visões-americanos está a aumentar, provenientes dos troços a montante. Pelo contrário, nas bacias dos rios Iregua e Oja-Tirón, não foi localizado nenhum visão-americano, tendo sido detetados alguns visões-europeus, ainda que poucos.
No próximo ano as campanhas Dirección General de Medio Natural incidirão sobretudo nos rios Najerilla y Ebro.
Fonte: Europa Press