Lince-ibérico de Doñana detetado próximo de Vila Nova de Milfontes

Lince-ibérico em Vila Nova de Milfontes

Esta surpreendente ocorrência decorre de uma exemplar colaboração entre as diferentes entidades envolvidas no Projeto de Conservação e Reintrodução do Lince-ibérico.

No passado dia 8 de maio a zona de caça associativa em Vila Nova de Milfontes (Portugal) obteve, com surpresa, imagens de um exemplar de lince-ibérico fotografado durante a noite numa máquina fotográfica instalada num cevadouro para javalis. A notícia foi de imediato partilhada com técnicos do ICNF através de um operacional do SEPNA e em conjunto deslocaram-se ao local delineando uma estratégia para continuar a monitorizar a situação e obter mais informação sobre o tipo de presença da espécie no local. Com apoio do CAPMA (Junta de Andalucia), equipa andaluza do projeto ibérico Iberlince, e equipamento da Iberlinx (Portugal), foram pesquisados novos indícios de presença e montadas novas câmaras no terreno.

Diariamente o terreno foi monitorizado pla zona de caça associativa, com empenho e entusiasmo. No passado dia 26 uma das câmaras captou nova imagem do animal, desta vez diurna, o que permitiu uma observação clara do padrão da pelagem que, nesta espécie, é individual. Desta forma, foi possível, a identificação do animal pela equipa da Andaluzia do projeto Iberlince como sendo Hongo, um macho nascido em Aznalcazar em 2011, e que tinha sido localizado pela última vez em Doñana a 16 de outubro de 2012. Tinha sido marcado com um colar emissor VHF, mas que poderá já não estar a funcionar.

O animal aparenta boa condição fisica e terá encontrado nesta zona de caça condições adequadas de tranquilidade e alimento. O seu trajeto de mais de 250km demonstra, mais uma vez, a grande capacidade de deslocação dos linces e a possibilidade de conectividade entre o Sul de Espanha e Portugal. Esta localização confirmada da espécie em terreno português não acontecia desde 2010, altura em que outro exemplar, Caribu, libertado em Doñana se deslocou até à zona de Moura-Barrancos.

Saliente-se o elevado profissionalismo da Direção da Zona de Caça Associativa em Vila Nova de Milfontes e o trabalho de colaboração e confiança de imediato estabelecido entre todos.

Fonte: TSF