Lince oriundo de Espanha detectado em Portugal

Lince-ibérico - EFE

A presença do animal libertado no âmbito do projecto de conservação ex-situ de lince-Ibérico espanhol foi confirmada em território português, em terrenos abrangidos por um projecto de cooperação transfronteiriça que tem como objectivo a recuperação de habitat para o lince.

O sítio na internet do projecto LIFE-lince espanhol anunciou recentemente uma incursão de um dos linces monitorizado no âmbito do projecto em território português. Caribú é um macho de cinco anos proveniente de Sierra Morena que foi libertado em Doñana em 2008, e que já tinha protagonizado uma deslocação de quase 200 km através da província de Huelva em 2009.

Desta feita, o animal atravessou a fronteira entrando em território do Sítio da Rede Natura 2000 de Moura-Barrancos, em terrenos abrangidos por um projecto de cooperação transfronteiriça que tem como objectivo a recuperação de habitat para o lince.

O Sítio de Moura-Barrancos é uma das áreas seleccionadas no âmbito do Plano de Acção para a Conservação do lince-ibérico que prevê o reforço populacional e a reintrodução em habitats da área histórica de distribuição da espécie.

Dado o risco de que as pilhas do colar de telemetria que permite a monitorização dos movimentos de Caribú estejam perto do fim, foi dada autorização à Consejería de Medio Ambiente da Junta de Andaluzia para capturar o animal e proceder à sua substituição.

Fonte: Naturlink

 

,