Mais um lobo morto ilegalmente: Organizações exigem mais proteção, mais fiscalização e punições exemplares

Lobo-ibérico

O recente caso do abate da loba “Bragadinha” dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês reflete a impunidade com que se está a matar ilegalmente o lobo-ibérico em Portugal. As organizações subscritoras, incluindo o CARNIVORA, juntam-se num apelo público à ação contundente em relação aos crimes contra esta espécie ameaçada e protegida na legislação nacional e internacional. A fêmea adulta “Bragadinha” foi encontrada morta a 30 de outubro de 2013 e os resultados da sua necrópsia foram claros: abatida a tiro de caçadeira e simultaneamente atacada por uma matilha de cães.

Este episódio, ocorrido dentro da Zona de Caça Associativa da Gavieira, Arcos de Valdevez, é o quinto abate ilegal de lobo- ibérico de entre os 15 lobos seguidos por telemetria no Alto Minho. Esta fêmea era uma jovem reprodutora da alcateia existente na área, tendo tido a sua primeira ninhada em maio deste ano. O lobo, pelo seu estatuto de proteção, não é considerado espécie cinegética em Portugal e estes abates ilegais com arma de fogo, que nada têm a ver com a caça e com a exploração sustentada dos recursos cinegéticos, não podem continuar a ocorrer. Por esta razão urge sensibilizar e dialogar com as Organizações do Sector da Caça, envolvendo todas as partes no esforço de conservação do lobo, erradicando tais atos criminosos e encontrando formas de mitigação das motivações que estão na sua base.

Organizações subscritoras: ALDEIA – Acção Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente; ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza; ASCEL – Asociación para la Conservación y Estudio del Lobo Iberico Associação Transumância e Natureza; CARNIVORA – Núcleo de Estudos de Carnívoros e seus Ecossistemas FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens; Grupo Lobo – Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema; LPN – Liga para a Protecção da Natureza; Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Fonte: Naturlink