Primeiros linces-ibéricos expostos ao público

Lince-ibérico - Zoo de Jerez

No passado dia 17 de fevereiro, o Zoobotánico Jerez (Jerez de la Frontera, Andaluzia, Espanha) inaugurou uma instalação onde se podem ver dois exemplares do Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-ibérico.

A exibição em jardins zoológicos de linces provenientes do Programa está prevista na Estratégia Nacional para a Conservação do Lince-ibérico espanhola, como ferramenta para potenciar a conservação desta espécie e do seu habitat através da sensibilização da sociedade. Este plano contempla a cedência de exemplares que tenham alcançado a sua etapa pós-reprodutora, que não possam reproduzir-se, ou cuja linhagem esteja já suficientemente representada.

O primeiro candidato a receber exemplares foi o Zoobotánico Jerez, pela sua participação no Programa Ex-situ desde o seu início, pelo seu compromisso histórico com a espécie e pela sua localização.

Para receber os animais foi construída uma instalação que cumpre todos os requisitos definidos pelo Programa. A zona exterior possui 600 m2 e recria o bosque e mato mediterrânicos, podendo os animais ser observados através de painéis de vidro. A apresentação destes exemplares tem associado um programa educativo centrado na conservação da espécie e do seu habitat.

Os primeiros exemplares destinados a esta instalação foram Esperanza e Jub, que já tinham sido afastados como reprodutores pela sua avançada idade e história clínica. Esperanza tem, além disso, uma história de ligação ao parque zoológico de Jerez onde foi criada à mão quando foi encontrada em estado crítico com poucos dias de idade.

Fonte: Portal do Programa de Conservación Ex-situ

 

,