Projeto com máquinas fotográficas para monitorizar visitas de texugos a quintas

Texugo - Meles meles

As visitas de texugos a 75 quintas do Sudoeste de Inglaterra irão ser monitorizadas por máquinas automáticas de infra-vermelho, anunciou o DEFRA (Department of Environment, Food and Rural Affairs). Este projeto lançado pela Agência de Saúde Animal e Laboratórios Veterinários pretende registar a atividade dos animais que podem espalhar a tuberculose bovina, tendo sido realizado para ajudar os agricultores a determinar que medidas “bio-seguras” podem ser realizadas.

Para além da monitorização da atividade dos texugos, que será realizada nas imediações das casas das quintas, serão também registados diversos detalhes das práticas agrícolas de cada propriedade, tal como que alimento é dado ao gado, que culturas são realizadas e características da paisagem.

O DEFRA informou ainda que a dispersão da tuberculose bovina levou à matança de mais de 28.000 cabeças de gado em Inglaterra em 2012, mais 7% do que em 2011 e que anteriores estudos tinham já confirmado que as visitas de texugos a quintas são muito frequentes e generalizadas e que podem ser prevenidas pela proteção dos edifícios usados como armazenamento de alimento através da instalação de portões seguros ou cercas elétricas.

Fonte: BBC News

 

,