Veneno em parques nacionais na Califórnia coloca em risco a vida selvagem

Marta-americana - Martes pennanti

Investigadores descobriram rodenticida em martas-americanas (Martes pennanti) encontradas mortas nos Parques Nacionais de Redwood e de Yosemite e no sul da Serra Nevada (Califórnia, EUA).

Segundo um estudo publicado na revista PLoS ONE, as fazendas ilegais de marijuana são uma origem muito provável, já que alguns cultivadores aplicam o veneno para deter uma vasta gama de animais que invadem as suas culturas. As martas ficam facilmente expostas aos rodenticidas ao predarem animais que os ingeriram, ou ao ingerirem-nos diretamente, atraídas por iscos (queijo, manteiga-de-amendoim) nos quais são geralmente misturados.

O envenenamento indireto da fauna selvagem por este tipo de químicos é normalmente associado a paisagens agrícolas ou urbanas, e não a florestas maduras dentro de áreas protegidas. Contudo, dos 58 cadáveres de martas-americanas investigados, 79% tinham sido expostos a rodenticidas. Apesar da grande exposição ao veneno durante o estudo ter dificultado a detecção da sua origem, o certo é que vários animais estudados, monitorizados por telemetria, não vaguearam por paisagens agrícolas nem urbanas, mas o seu habitat sobrepunha-se a fazendas de marijuana ilegais.

Se as martas-americanas estão em risco, várias outras espécies (martas Martes spp, corujas-pintadas Strix occidentalis e raposas-vermelhas da Serra Nevada Vulpes vulpes necator) também poderão estar, pois partilham as mesmas presas e habitat.

Fonte: ScienceDaily

 

,