Reintrodução do lince-ibérico em Portugal arranca em 2014

Lince-ibérico

A primeira libertação em Portugal de lince-ibérico nascido em cativeiro deverá ocorrer no primeiro semestre de 2014, provavelmente no Alentejo, o que marcará a reintrodução da espécie no país, revelou o Governo.

No âmbito do programa luso-espanhol de conservação da espécie, “estamos a estudar diferentes localizações para perceber qual será a melhor para libertar em Portugal o lince- ibérico no primeiro semestre de 2014”, disse à agência Lusa o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto.

Será “a primeira vez” que se liberta em Portugal o lince-ibérico nascido em cativeiro, frisou o governante, que falava à margem do 3o Seminário Internacional sobre Coelho Bravo e 1o Seminário LIFE+ Iberlince, que decorreram no Baixo Alentejo.

Atualmente, estão a decorrer “trabalhos técnicos de avaliação das condições ótimas para a reintrodução em Portugal do lince-ibérico”, já que é preciso “garantir uma área com determinados pré-requisitos e alimentação, nomeadamente coelho- bravo em número suficiente”. Segundo o secretário de Estado, a região “mais provável” para a primeira libertação de lince- ibérico em Portugal será o Alentejo, eventualmente na Zona de Proteção Especial de Moura-Mourão-Barrancos, porque é “uma área histórica de ocorrência e com bastantes condições para a reintrodução da espécie em Portugal”.

Segundo o ICNF, no âmbito do programa luso-espanhol de conservação do lince-ibérico, já foram libertados este ano, em zonas da região espanhola da Andaluzia, 19 exemplares de lince-ibérico, todos nascidos em cativeiro em centros de Portugal e Espanha, os quais foram submetidos a treinos de caça e sobrevivência para conseguirem subsistir por meios próprios.

Fonte: RTP