Espanha: Condenado por matar um texugo e por fazê-lo com cepo

Cepo

Um habitante de Aliseda, foi surpreendido às 9:30 do dia 29 de fevereiro de 2012 por agentes da Guardia Civil, imediatamente após caçar um texugo (Meles meles). Tinha-o feito na sua quinta, situada no interior do espacio natural protegido de Sierra de San Pedro, classificado como Zona de Proteção Especial.

O Tribunal Penal número 2 de Cáceres afirmou que o texugo é um mamífero carnívoro incluído na lista regional de espécies ameaçadas da Extremadura, como “espécie de especial interesse” sendo, consequentemente, expressamente proibido caçá-lo. Por outro lado, o tribunal salientou que foi utilizado um cepo, que é uma armadilha de ferro usada ilegalmente para a caça, e “que pode, inclusive, prender o próprio ser humano”.

Por matar o texugo o tribunal condenou o habitante de Aliseda a dois anos sem poder caçar e a pagar uma multa de 1.200 euros; por cometer um delito contra a fauna com utilização de instrumentos de caça não selectivos, o cidadão foi condenado a pagar mais 1.200 euros de multa e a não poder exercer a caça durante mais um ano.

Fonte: Hoy

 

,