A World Wildlife Foundation (WWF) anunciou que o número de linces-ibéricos mortos por atropelamento já alcançou o total de 10 indivíduos, o valor mais elevado dos últimos tempos.
Em comunicado oficial, a WWF recordou que na semana passada foram conhecidos os atropelamentos de mais dois linces, um pertencente à população de Doñana-Aljarafe e outro da população de Sierra Morena, e denunciou a total inação das autoridades competentes, como o Ministério do Fomento, perante este grave problema.
Esta organização classificou como especialmente grave o último atropelamento de um lince na população da Sierra Morena de Andújar (Jaén), já que é o terceiro que morre atropelado este ano no mesmo troço da autoestrada A-4, entre os quilómetros 305 e 315.
A alta mortalidade derivada de atropelamentos de linces-ibéricos é um golpe nos esforços para estabelecimento de uma população estável de Lince Ibérico em Castilla-La Mancha. Assim, a WWF exigiu às administrações responsáveis a tomada de medidas urgentes para que “esta elevada morte de linces-ibéricos acabe”. É necessário recordar que durante 2012 foram atropelados um total de 22 linces Ibéricos nas mesmas áreas em questão.
Fonte: El Mundo